Esta semana realiza-se a segunda edição de 2010 do Lisbon Restaurant Week.
Para quem não sabe, são os melhores restaurantes da cidade que durante uma semana têm um menu especial por 20€/pax.
Ora como já cheguei atrasado à primeira edição do ano, desta vez fui verificar os menus dos 50 restaurantes para escolher aquele(s) com os quais mais me identificava.
Após leitura exaustiva, retirei 3 brilhantes conclusões:
1 - Eu sou mesmo muito ignorante pois a maioria dos ingredientes à excepção do bacalhau e do porco, são, digamos que, peculiares!
2 - Uma vez que o preço médio das refeições servidas habitualmente nestes restaurantes atinge facilmente os 50€, para evitarem ter muito prejuízo, a maioria deles oferece-nos para degustação o magnifico ingrediente que não encontramos vulgarmente no restaurante do Zé, que são... as bochechas de porco preto!
3 - Por último, gostava realmente de conhecer o inventor deste conceito gourmet e nouvelle cuisine, vulgo, prato grande e conteúdo misero, pois é de facto um génio.
Não é qualquer um que consegue colocar as pessoas a comer espuma de batata e a pagar a dita espuma ao preço de uns 100Kg de verdadeira batata!
É por estas e por outras que eu gosto mesmo é da Tia Alice em Fátima!
P.S - Tenho que fazer um reparo, pois a única excepção digna desse nome, vai para o Restaurante Clara que tem de facto um menu...comestível!
É pá, acho que conheço o tal restô da Tia Alice.
ResponderEliminarÉ, esses restaurantes finó-ladroagem têm muito que se lhe diga. Mas eu até que já estou a ficar familiarizada com esses ternos da nouvelle. A espuma de batata, foi de facto, o top dos tops até agora, mas a cauda de gamba também não está muito pior. Há quem pague caro por comer caudas de gambas. Tudo bem, mandem as ditas cujas das bichas para a empregadagem, a gente não se importa.
É pá, digo eu! Ninguém diz que conhece o tal Tia Alice. Quem já lá foi conhece e não esquece. Aquele bacalhau com natas com gambas (sem caudas) é divinal!
ResponderEliminarSim tu agora tens obrigação de conhecer estes termos, até porque, digamos, que estás perto de um deles, mas a minha maior ousadia neste campo da culinária excêntrica chega apenas a um bacalhau com cogumelos e grelos!