23/12/2009

0 Progresso na Carreira

Grande parte de nós, tem como objectivo profissional progredir no seu trabalho, independentemente de o trabalho actual ser ou não aquilo para o qual se estudou, ou aquilo que se imaginou para um futuro risonho.
Temos como objectivo ser profissionais, responsáveis, trabalhadores e honestos para que quem tem poder de decisão e quem acompanha o nosso trabalho nos possa um dia promover e assim irmos progredindo rumo a uma ambicionada posição.
Ora, isto seria a lógica de todas as profissões, no entanto hoje verifiquei uma na qual a progressão na carreira não passará mais que uma metáfora e que dá origem a diversas interpretações... A categoria profissional de revisor da CP.

Como é que um revisor da CP é avaliado? Quem o avalia? Quais os factores dessa avaliação? Que progressão na carreira existe?

Todas estas questões pertinentes levam-nos para um "encolher de ombros" quanto à resposta correcta.
Se o acto nobre de verificar quem viaja sem título de transporte válido é efectuado em acto solitário, como pode o seu superior hierárquico confirmar que o trabalho foi bem efectuado!? Se, no decorrer das 8h laborais não for passado nenhum auto, como é que é avaliado? Todos os passageiros tinham título de transporte? Será que não verificou nenhum cliente? Conseguiram todos fugir antes de ele conseguir verificar todas as carruagens?
E em termos de progressão na carreira? Só se começar a ser revisor no Algarve e for subindo até Lisboa, até que um dia chega ao topo da carreira no Porto!
Temo aliás pela extinção desta classe, uma vez que começam a existir em todas as estações, acessos automáticos à semelhança do metro onde se validam os passes e bilhetes...
Como pode a CP, empresa do estado (se é que ainda é do estado), ir contribuir para o aumento do desemprego?
O nosso querido primeiro, Sócrates, não deve andar de comboio, senão certamente que já teria impedido este avanço tecnológico.

Podem ao mesmo tempo pensar que os revisores da Carris, Vimeca e outras se encontram no mesmo patamar dos seus homólogos da CP, no entanto em termos de progressão na carreira, estes estão muito mais protegidos, pois se entrarem na carreira 28 conseguem progredir desde a Portela até ao Restelo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

 

Subtilezas Sublimes Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates